Biografias não-autorizadas: censura ou invasão à privacidade é tema do Jornalismo em Debate

O “Jornalismo em debate” terá como tema "Biografias não-autorizadas: censura ou invasão de privacidade". Desde 2002 o Código Civil prevê que toda a biografia, em filme ou livro, tenha que ser autorizada pelo próprio biografado, quando vivo, ou pela família. A lei prevê que se o biografado se sentir prejudicado de alguma maneira, seja possível recorrer a Justiça e retirar a obra de circulação.

Um dos casos mais famosos é o de Roberto Carlos, que em 2007 recorreu e tirou das bancas a biografia “Roberto Carlos em Detalhes”, escrita por Paulo Cesar Araújo. Essa discussão voltou à tona com a criação do grupo “Procure Saber”. Artistas como Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil participam da associação que é presidida pela empresária Paula Lavigne, ex-mulher de Caetano. A principal luta do “Procure Saber” é contra as biografias não-autorizadas, prática comum nos Estados Unidos e na Europa.

Para discutir sobre o tema, estarão no estúdio da Rádio Ponto a professora do Departamento de Jornalismo da UFSC, Valentina Nunes e o doutor em linguística Fábio Lopes. Por telefone participará da discussão a jornalista e 1a Vice-Presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) Maria José Braga.

Desde a estreia, em abril de 2011, foram discutidos temas como corrupção no futebol, crise econômica mundial, coberturas sobre educação, de tragédias como a do Realengo, de questões do gênero feminino, da homofobia, da função das redes sociais, a cobertura esportiva como jornalismo ou entretenimento, entre outros assuntos que estão na pauta diária da imprensa.

Mais sobre os debatedores já confirmados desta edição:

Valentina Nunes - Doutora em Literatura e mestre em Literatura Brasileira e Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Comunicação Social - habilitação Jornalismo, pela UFSC (1985). Desde agosto de 2012, é professora substituta no curso de Jornalismo da UFSC, nas disciplinas de Comunicação Institucional, Redação e Métodos e Técnicas de Pesquisa em Jornalismo. Desenvolveu pós-doutorado REUNI, em Literatura, pesquisando a poesia brasileira contemporânea no acervo do Núcleo de Estudos Literários e Culturais (NELIC-UFSC), ministrando aulas afins no curso de graduação em Letras da UFSC.

Fabio Luiz Lopes da Silva - Doutor em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1999), com pós-doutorado em Literatura Brasileira pela PUC-Rio (2009). Desde 1994, é professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, é Tutor do Pet/Letras na mesma Universidade. Integra desde 2002 o Corpo Editorial da Revista Alfa (Araraquara). Foi por quatro anos coordenador do Programa de Pós Graduação em Lingüística da UFSC. Atualmente é também Diretor-Executivo da EdUFSC.

Maria José Braga - Formada em Jornalismo e em Filosofia, com mestrado em Filosofia, pela UFG, é vice-presidente da FENAJ, membro suplente do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional e membro titular do GT sobre Segurança dos Jornalistas do Conselho Nacional de Direitos Humanos. É jornalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, onde já foi Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional, coordenadora-geral de Comunicação Social e, atualmente, ocupa o cargo de assessora de Relações Institucionais. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas de Goiás e professora do curso de Jornalismo das Faculdades Alfa.

Os ouvintes podem interagir enviando perguntas e questionamentos para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pela Fan Page do Facebook do Jornalismo em Debate - facebook.com/jornalismoemdebate.

O Jornalismo  em  Debate  é  um  programa  mensal  produzido  por  estudantes  do  curso de  Jornalismo  da UFSC,  sob  a orientação da  professora  Valci  Zuculoto.  Com  mediação do  professor  Áureo  Moraes,  a  atividade  faz  parte  da  disciplina  Cátedra  FENAJ/UFSC  de Jornalismo  para  a  Cidadania,  uma  parceria  entre  o  Curso  de  Jornalismo  da  Universidade  e  a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

Confira as edições mensais nas segundas-feiras, às 16h, na Rádio Ponto UFSC. Para mais informações acesse www.facebook.com/jornalismoemdebate

Rádio Ponto UFSC. É debate, e ponto!

Centro de Expressão e Comunicação (CCE)
Curso de Jornalismo, piso térreo
Telefone 3721-9898